sábado, 1 de fevereiro de 2014

Atriz Christiane Torloni viu na arte forma de ajudar mães após morte do filho

"O luto não passa nunca. Só vai diminuindo de potência, mas está sempre lá. É um convívio diário".
 
"Não existe ex-mãe ou ex-filho e conviver com essa dor, é o grande desafio da sua vida."
 
"Isso me fez desapegar mais do Leo (seu outro filho, que hoje tem 34 anos), porque temos que aprender que não somos donos de nada. Não temos controle sobre a vida e a morte."
 
"A minha dúvida era como eu e meu filho iríamos sobreviver a isso. Porque se uma pessoa não esta mais aqui entre nós, ela não vai mais sofrer. Mas para as pessoas que ficam, se não é uma morte natural, é um grande choque".
 
"Eu pensei 'como o Leo vai sobreviver? Como você supera uma coisa dessas?' E você vai descobrindo a resposta no dia a dia. Você vê que tem que viver de uma maneira muito simples. Tem toda uma família que quer proteger você e às vezes você tem que se afastar".
 
"Como a essência do ator é donativa, quando você perde seu coração, sua alma, não sabe nem se vai continuar vivo. É uma coisa a que pouca gente sobrevive. A arte veio salvar a minha vida".
 
São palavras da atriz Christiane Torloni falando sobre a morte de seu filho Guilherme, um dos gêmeos que teve com o diretor Dennis Carvalho.  Guilherme morreu em 1991, aos 12 anos, em um acidente com o carro que ela manobrava na casa da família, no Rio de Janeiro. Depois da trágica perda, Christiane morou fora por três anos e cogitou até em encerrar sua carreira artística.
Na entrevista em  outubro de 2013, a artista contou que aprendeu a lidar com a perda aos poucos. Depois de três anos morando em Portugal, Christiane voltou ao Brasil para atuar na novela "A Viagem", e disse ter visto na retomada da carreira artística a possibilidade de ajudar outras mães que passavam pela mesma situação que ela.
 
"As mães me perguntam tantas coisas sobre isso e eu me dei conta que, através da arte, talvez eu pudesse dar uma resposta e ajudar as pessoas".
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário